Proteção da Cabeça
Os Equipamentos de Proteção da Cabeça, têm como principal função resguardar o crânio das agressões externas durante a execução dos trabalhos. A sua correta utilização evitará choques resultantes de possíveis quedas de objetos, de impactos da cabeça contra um obstáculo ou de fatores agressivos, tais como: elétricos, ácidos e proteções incandescentes.
Proteção
Auditiva
Os protetores auditivos devem ser utilizados sempre que um trabalho seja realizado num meio de ruído intenso e prolongado, de forma a minimizar reflexos nocivos sobre o aparelho auditivo, o cansaço, a irritação, bem como outros problemas do foro psicológico.
Proteção das Vias Respiratórias
Os EPI’s destinados à proteção das vias respiratórias devem permitir fornecer ar respirável ao utilizador quando este estiver exposto a uma atmosfera poluída e/ou com uma concentração de oxigénio insuficiente.
Proteção Olhos e Face
As proteções oculares e faciais tais como: óculos, viseiras faciais, máscaras para soldadores, etc, deverão ser utilizados em trabalhos onde existe o risco de: Projeção de partículas, poeiras, tinta, liquídos corrosivos e ação de gases e vapores.
Proteção Mãos e Braços
A proteção das mãos e dos braços deverá ser efetuada através do uso de luvas especiais, de forma e materiais adequados, em trabalhos que apresentem risco de corte, abrasão, queimadura, corrosão das mãos, manipulação de substâncias tóxicas, irritantes ou infetantes.
Proteção do Corpo
Todo o vestuário de proteção, deverá ser selecionado tendo em conta o seu utilizador e os vários perigos que este está sujeito, durante a sua atividade profissional.
Proteção de Pés e Pernas
Para garantir a proteção dos membros inferiores, deve utilizar-se calçado confortável, resistente e adequado à natureza do risco. Esta proteção poderá ser efetuada através de Sapatos, Botas ou Botins.
Proteção Antiqueda
Os sistemas antiqueda comportam diferentes produtos adaptados aos riscos expostos de queda livre, de forma a prevenir as quedas de altura ou os seus efeitos.
Produtos Descartáveis
São indispensáveis ao quotidiano das indústrias ou em setores como os da saúde, alimentação, laboratórios, veterinários, entre outros. Produtos como fatos, toucas, cobre sapatos, mascaras ou luvas, fazem parte dos EPI’s descartáveis.
Sinalização
A sinalização de segurança, deve ser utilizada como um complemento às medidas de segurança adotadas pelas empresas. Pode ser utilizada para fornecer uma indicação ou uma obrigação, sendo que a sua correta utilização poderá ajudar a prevenir riscos.